Perda de perspectivas?

Hoje em dia, os jovens na Europa enfrentam inúmeros desafios: altas taxas de desemprego, falta de perspectivas futuras, perda de coesão social, pressão nos seus desempenhos... As consequências? Uma sociedade que deixa os jovens com um medo constante de atrasar os desenvolvimentos sociais e europeus, com um sentimento de falha em relação às expectativas crescentes; uma sociedade que ameaça o jovem indivíduo com exclusão social e a sensação de "não fazer parte" e "não poder mudar". O desejo de líderes autocráticos que forneçam respostas simples tornou-se bastante visível em toda a Europa, nos últimos meses e anos. É hora de agir e capacitar esses jovens, hora de lhes dar voz: há algo que pode fazer para mudar as coisas, existem maneiras democráticas de formar o mundo à sua volta!

Hora de agir!

É aí que o projeto BE PART-FEEL YOUR PART se insere: Estamos a desenvolver uma abordagem para a participação democrática local dos jovens, considerando o seu ambiente social e os recursos disponíveis para eles.

Participe na sociedade ...

Ao mesmo tempo que vemos os jovens em risco de exclusão social como os principais beneficiários do nosso projeto, concentramo-nos também, nos jovens trabalhadores, consideramos uma ligação importante para estes jovens. Os jovens trabalhadores (empregados e voluntários) desempenham um papel crucial no processo de participação dos jovens. Estamos a oferecer-lhes uma oportunidade de desenvolver ainda mais a sua trajetória profissional, fornecendo-lhes todo o conhecimento, habilidades e competências necessárias para realizar análises de ambientes e espaços sociais e planear e implementar projetos de participação democrática, ao nível local.