Os produtos BPFYP

O principal objetivo do projeto BE PART - FEEL YOUR PART (BPFYP) é reforçar e capacitar a participação democrática nos jovens em risco de exclusão social. Para isso, estamos a elaborar vários produtos (saídas intelectuais):
(1) O Relatório de Pesquisa do BPFYP trata das metodologias de ambiente social e análise espacial para jovens.
(2) O Programa de Formação do BPFYP oferece aos jovens a possibilidade de desenvolverem os seus conhecimentos, aptidões e competências em termos de análise do ambiente social e recursos para apoiar a participação democrática dos jovens em risco de exclusão social.
(3) Os Projetos de Participação do BPFYP serão planeados e implementados em cada país parceiro.
(4) O Plano de Ação Política do BPFYP, com contributos de todas as partes interessadas relevantes nos países parceiros, fornece recomendações a considerar a todos os níveis para melhorar a participação democrática e política dos jovens em risco de exclusão social.



IO1 – BPFYP Relatório de Pesquisa

BPFYP Research ReportO Relatório de Pesquisa do BPFYP descreve métodos, ferramentas e experiências obtidas no ambiente social e análise espacial. Ao mesmo tempo em que é um produto autônomo, fornece a base teórica e experimental necessária para o desenvolvimento do Programa de Formação do BPFYP, dos Projetos de Participação do BPFYP e do Plano de Ação Política do BPFYP.
O Relatório de Pesquisa do BPFYP inclui uma descrição do conceito de ambiente e espaços sociais, da análise de ambientes e recursos sociais e dos métodos utilizados para a análise de ambientes sociais de jovens em risco de exclusão social, que, muitas vezes, tendem a ver o seu próprio ambiente social para além da sociedade.
O relatório apresenta uma parte de pesquisa (parte teórica) e uma parte de ação de campo (parte prática). Como parte da pesquisa documental, os parceiros do projeto analisaram e descreveram diferentes abordagens/literatura para métodos existentes para a análise e descrição de ambientes sociais dos jovens, como “angle scan, clique clustering”, observação, método da agulha, caminhadas estruturadas, mapeamento de pessoal e paisagismo, técnicas fotográficas, etc. Como parte da ação de campo, os parceiros implementaram e descreveram ações de análise de ambiente social e espaço com representantes do público-alvo de jovens em risco de exclusão social. Os parceiros queriam demonstrar ambientes e recursos sociais individuais, comparar espaços sociais dos jovens participantes, com os espaços sociais do mundo "adulto", definir lacunas e possíveis desenvolvimentos/medidas futuras, etc.
O relatório de pesquisa BPFYP está disponível em inglês; um doc. resumo está disponível em todas as línguas dos parceiros.

DOWNLOADS
BPFYP Relatório de Pesquisa
[EN]
BPFYP Relatório de Pesquisa - Sumário
[DA] | [DE] | [EN] | [IT] | [PT]

 

IO2 – BPFYP Programa de Formação

O Programa de Formação do BPFYP é uma abordagem abrangente da educação e formação para jovens trabalhadores que trabalham com jovens em risco de exclusão social. Com base no ambiente social e na análise espacial, concentra-se na participação democrática dos jovens, a nível local. O programa de formação cobrirá aprox. 30 horas de aprendizagem e é baseado em ECVET. Abrangerá os seguintes tópicos: (1) ambiente social, espaços e recursos como base para a participação democrática e política dos jovens em risco de exclusão social; (2) métodos para análise do ambiente social; (3) diferenças e sobreposições entre os ambientes sociais dos "jovens em risco" e os "adultos"; (4) desenvolver projetos locais de participação; (5) monitorizar e documentar projetos locais de participação.
Além do currículo em si, o produto também inclui uma coleção de materiais de aprendizagem / ensino para cada um dos módulos / unidades de resultados de aprendizagem. O programa de formação será testado e estará disponível em todos as línguas dos países parceiros.

 

IO3 – BPFYP Projetos de Participação

A parceria do projeto não quer apenas fornecer a base teórica para apoiar a participação política e democrática de jovens em risco de exclusão social, os parceiros querem iniciar o processo implementando projetos dentro do período do projeto. Por conseguinte, todos os países parceiros planearão, implementarão e irão monitorizar três projectos locais de participação que envolvam jovens em risco de exclusão social, decisores políticos e público em geral. As experiências adquiridas e as lições aprendidas serão documentadas e estarão disponíveis para outras abordagens de participação.

 

IO4 – BPFYP Plano de Ação Política

Dados alarmantes sobre a falta de envolvimento, participação democrática e convicção geral na democracia exigem ação política. Uma vez que o desenvolvimento de um senso de valores democráticos começa com a participação democrática ao nível local e dentro dos seus próprios ambientes sociais, os parceiros do projeto fornecerão um plano de ação política que inclua as necessidades e exigências de ação ao nível local, regional, nacional e europeu. Seguindo o Plano de Ação Política do BPFYP, os decisores políticos poderão deduzir medidas apropriadas e criar caminhos e ambientes para melhorar a situação atual, incluindo o grupo de jovens em risco de exclusão social. O plano de ação incidirá no papel dos jovens trabalhadores como um elo entre as sociedades "jovem" e "adulta".
O Plano de Ação Política do BPFYP estará disponível em todas as línguas dos países parceiros.